Nos anos de 2017-2018 e 2021 foram desenvolvidos, sob a aprovação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (PROEX-Univasf), e por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), dois cursos de introdução à língua grega. Em 2017-2018 a bolsa de monitoria doi destinada a Francisco Janis Borges Xavier de Gouveia, que realizou excelente trabalho de acompanhamento, enquanto na segunda ministração, a bolsa foi concedida a Silvio Gabriel Linhares Guimarães, com quem redigi um texto de balanço da atividade: MARQUES, Delcides; LINHARES, S. G. “Introdução ao Grego Antigo: Uma proposta de extensão em diálogo com a Antiguidade Clássica”. Extramuros: Revista de Extensão da Univasf, v. 10, p. 17, 2022 (Link).
Os dois cursos podem ser considerados muito bem-sucedidos em relação à abrangência e resultados. O primeiro ocorreu de forma presencial e abrangeu um público interessante em nossa região: foram mais de 60 inscritos, 30 matriculados, 17 concluintes do primeiro módulo e 13 concluintes dos dois módulos. A segunda edição se deu de forma remota, devido à pandemia de Covid-19, e os números foram ainda mais expressivos, uma vez que, se o público-alvo inicial esperado seria algo em torno de 30 pessoas beneficiadas, esse quantitativo foi superado em pouco tempo: 88 alunos se inscreveram no curso, 47 compareceram ao primeiro encontro, 15 concluíram o curso.
Tratou-se de cursos instrumentais de grego clássico realizados com a intenção de apresentar ao público geral os rudimentos dessa língua, considerando com isso a relevância do seu conhecimento para todos os interessados em estudos teológicos, filosóficos e humanísticos. Pretendeu-se, com isso, tratar do alfabeto e tornar os alunos capazes de identificar e ler palavras escritas em grego, além de fornecer indicações sobre a pronúncia, sobre os termos básicos da língua e sobre determinadas noções de morfologia, sintaxe e filologia da língua grega. Em suma, dentre as metas visadas, é preciso destacar o interesse em iniciar os participantes nos estudos de morfossintaxe da língua grega antiga: alfabeto, artigos definidos, casos e declinações dos substantivos e adjetivos, aspectos, modos, vozes (ativa, média e passiva), tempos dos verbos, orações subordinadas etc.
Bibliografia básica de apoio
AREÁN-GARCÍA, N. “A importância da língua grega”. Organon, Porto Alegre, nº 44/45, jan.-dez., p. 141-149, 2008.
FREIRE, A. Gramática Grega. Porto, Apostolado da Imprensa, 1959.
LIDDELL, H. G. & SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1940.
MURACHCO, H.G. Língua Grega, 2 v. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
OLIVEIRA, L.L. “A importância do conhecimento da língua grega e o seu ensino nas instituições teológicas”. Principia, UERJ, vol. 20, p. 91-98, 2010.
RAGON, E. Gramática Grega. São Paulo: Odysseus, 2012.
ROSSI, R. “Importância e funcionalidade de um curso de grego instrumental”. Alfa, São Paulo, vol. 39, p. 211-220, 1995.