Linhas de Pesquisa

 

Biopolítica e governo de si

Coordenadora: Gleicy Schommer dos Santos

RESUMO: Essa linha visa debater tecnologias de governo que se confundem com autonomia, isto é, formas de poder que fazem uso da liberdade individual e que se estabelecem na relação do sujeito com ele mesmo. Pretende-se problematizar as tecnologias do sujeito, que se apresentam nas formas do autocontrole, autocuidado, autogestão, autoestima, autorregularão, automotivação, que tem íntima relação com o neoliberalismo.

Politicas da vida, da saúde e do bem-viver

Coordenador: Gabriel Pugliese Cardoso

RESUMO: Essa linha de pesquisa investiga as variadas formas políticas, científicas e tecnológicas de governo da vida na atualidade. Assim, os interesses se alocarão nos seguintes temas: biopolítica e tanatopolítica; história das práticas médicas e psicológicas; tecnologias de governo da subjetividade e do bem-viver; dispositivos de gestão dos doentes e dos desviados; ciência e formas de veridicção; liberalismo como forma de governo.

Reciprocidade, tolerância e os gregos

Coordenador: Delcides Marques

RESUMO: Essa linha de pesquisa procura perscrutar noções orientadoras da vida coletiva no mundo antigo, particularmente entre gregos (e cristãos), que se tornaram formativas de um vocabulário fundamental para a atualidade em termos de convivência e virtude. Os procedimentos investigativos priorizam tradução e análise linguística de textos gregos, com destaque tanto para as ocorrências de reciprocidade na poesia homérica como para as variações filológicas e etimológicas acerca da tolerância..